FLOS – Novidades Primavera 2021

A casa foi a grande protagonista do lockdown, absorvendo muitas actividades que antes eram feitas fora de casa, e a tendência de passar mais tempo em casa irá caracterizar o futuro próximo. Em entrevista com a Elle Decor no final de 2020, Roberta Silva (CEO da FLOS) falou sobre o impacto desta tendência no lançamento dos novos produtos:

“Estamos a assistir a um crescimento na atenção à casa, com o aumento das compras tanto no interior como no exterior, onde desenvolvemos o conceito de “família” de candeeiros: diferentes séries coordenadas que unem o elevado desempenho com o aspecto emocional do lighting design. No entanto, o impacto não afecta apenas a casa, mas também outros sectores e, em particular, o escritório. Aí tudo está a mudar. Será necessário atrair o trabalhador, tornando o espaço de trabalho mais um “lar”, mais acolhedor. É por isso que estamos a pensar em novos produtos adequados a estes novos espaços, aumentando a qualidade percebida, graças à emoção da luz.”

WIRELINE

Criado por Formafantasma, Wireline está entre a expressão artística e o design industrial. É o segundo candeeiro de Formafantasma para a Flos e continua o que WireRing começou - um exercício de subtração, despindo um elemento doméstico comum aos seus componentes mais essenciais. O resultado? Um candeeiro de suspensão que usa uma fonte de luz, um cabo de alimentação e nada mais.
WireLine evidencia tudo o que Formafantasma acredita: design industrial puro reforçado por uma abordagem artística. O projecto transforma graciosamente o cabo de alimentação - algo que geralmente tentamos esconder - num elemento-chave do projecto, gerando a forma e estética da peça.

Designer: Andrea Trimarchi e Simone Farresin (Formafantasma)

BELLHOP FLOOR

A dupla londrina Barber & Osgerby revela o seu futuro clássico, o Bellhop Floor Lamp: “Sugerimos à Flos criar um candeeiro de pé como parte da colecção Bellhop. Para tal, virámos a tampa de cabeça para baixo, mas precisávamos de um pouco mais de personalidade para um candeeiro tão grande. Fizemos isso criando o difusor em vidro, que dá um brilho realmente encantador”.
Lançando uma luz indireta suave e sem reflexos, o Bellhop Floor incorpora uma simplicidade elegante. Com uma paleta de cores vibrantes e combinação marcante de materiais, a sua estética faz referência ao Memphis design movement. A infraestrutura esbelta do Bellhop Floor resulta da fusão ponderada da haste colorida em alumínio, do vidro opalino e da base circular em betão. O cabo possui um conveniente interruptor dimmer operado por pedal integrado com funções on/off e ajuste de fluxo luminoso de 10-100%.

Designer: E. Barber and J. Osgerby

COORDINATES WALL

Para a criação de "Coordinates" Anastassiades inspirou-se no conceito matemático de René Descartes de coordenadas cartesianas, em que os eixos são posicionados verticalmente entre si e todas as linhas de coordenadas estão a uma distância constante umas das outras. “Não só estudei artes visuais, como também engenharia civil, por isso vejo as coisas com uma mente orientada para a prática, procuro as estruturas”, explica Anastassiades. Os Coordinates podem ser descritos como linhas geométricas suavemente iluminadas que formam grelhas e que percorrem o comprimento de uma sala como se a estivessem a medir. São realmente objectos de iluminação minimalistas que quando combinados criam instalações arrebatadoras. Além dos lustres suspensos, temos agora também dois modelos de parede.

Designer: Michael Anastassiades

IN VITRO UNPLUGGED

Concebido para melhorar cada momento do dia, o candeeiro sem fios In Vitro Unplugged garante total liberdade de movimento. Pensado para o exterior (IP65), o seu design leve e elegante permite transportar e utilizar até no interior. Disponível em 7 acabamentos diferentes, In Vitro Unplugged tem uma alça de silicone e a sua luz suave reflecte-se no difusor de vidro, sem encadear, criando um efeito de luz flutuante etéreo, dimável ao toque de um botão.
6 horas de bateria a 100%, recarregável com Micro-USB.

Designer: Philippe Starck

SKYGARDEN SMALL

Como o próprio nome sugere, através desta criação do designer holandês Marcel Wanders, é possível desfrutar de um “sky garden” graças a um difusor suspenso decorado internamente com flores, frutos silvestres e folhas. Uma composição que lembra um antigo tecto decorado em gesso. Agora disponível numa versão mais pequena, de 40cm di diâmetro.

Designer: Marcel Wanders

AIM (NOVAS CORES)

"A ideia geral subjacente a este projecto é oferecer um candeeiro que pode ser ajustado infinitamente para satisfazer todas as necessidades de iluminação. Desenvolvemos um novo tipo de candeeiro que é posicionado naturalmente no espaço - como uma planta - com cabos longos proporcionando máxima liberdade para ajustar a direcção e a altura da fonte de luz."

Designer: Ronan and Erwan Bouroullec

SMITHFIELD (NOVAS CORES)

Jasper Morrison não tem medo de revelar que a sua inspiração veio de olhar para os candeeiros do Smithfield Meat Market em Londres. Ao dar ao seu design o nome deste local, o designer não só lhe presta uma homenagem, mas afirma que Smithfield é um restyling moderno de uma forma muito conhecida e popular. Como qualquer objecto verdadeiramente intemporal, Smithfield acrescenta um novo capítulo à sua história de sucesso: agora com duas novas cores brilhantes - um verde inglês escuro e um vermelho intenso com tons de laranja. Simples e elegante ao mesmo tempo, Smithfield adiciona um novo charme ao fascínio de um passado laborioso orientado discretamente para a modernidade.

Designer: Jasper Morrison

SNOOPY ORANGE

Um ícone do design, criado em 1967 pelos irmãos Castiglioni, Snoopy é um candeeiro de mesa que lembra, na forma e na cor, a famosa personagem de desenhos animados do cão criado por Charles M. Schulz. Agora também em acabamento laranja, o Snoopy tem um difusor em metal esmaltado e uma base em mármore de Carrara branco.

Designer: Achille & Pier Giacomo Castiglioni